terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sebastião Ribeiro Salgado



Este é Sebastião Salgado, ao seu lado temos Lélia Wanick Salgado, sua esposa. Agora, sejam educados criaturinhas abominaveis e digam oi para eles.
 
          
          Sebastião Salgado é um exemplo de perseverança para aqueles que querem ser alguem na vida. Dedico este post para aquelas pessoas, principalmente aquela, que teve a audácia de no meio de uma prova de conhecimentos gerais de Publicidade & Propaganda gritar a seguinte frase para a professora: "Quem diabos é esse tal de Sebastião Salgado que eu nunca ouvi falar na vida!". Obviamente a pessoa que gritou isso não está muito certa sobre seu curso não é mesmo?
          Bom, acho que não porque depois da frase metade da sala questionou a dificuldade do teste e de questões como estas. Mas não fiquem tristes pois uma hora ou outra vocês ouviriam falar nele, e com minha ajuda, esta hora vai ser agora para quem ler o resto do post.
          Ele é brasileiro, nasceu em  1944, rodando o mundo é especialista em fotografar a desigualdade social e a pobreza. Se formou em economia na USP mas após uma de suas viagens a África, fotografando com a câmera de sua mulher descobriu que estava na profissão errada.
          Ele participa fielmente de movimentos e organizações como UNICEF, ACNUR, OMS , alem da ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional. Devido a isto, Sebastião se tornou uma figura insubistituvel e um ícone de pessoa a ser seguida.
          Não só o Brasil mas o mundo o recebeu muito bem, tanto que obteve grandes prêmios devido a unção de suas ações e suas belas fotografias que por trás possuem muita história.
          Dentre os prêmios mais importantes, destaca-se: Eugene Smith de Fotografia Humanitária, Príncipe de Asturias das Artes (98), World Press Photo e o prêmio Unesco categoria cultural no Brasil.
          Não estou certo sobre o númeo de publicações, mas conheço dez de seus livros, e desses todos que conheço, recomendo, pois sua fotografia alem de expressar muita emoção e sentimentos, nos mostra o lado B das coisas e nos desperta uma vontade de ajudar as pessoas necessitadas. Afinal de contas, Sebastião Salgado é um exemplo de perseverança para aqueles que querem ser alguem na vida.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Estas são dez das fotos que ficaram na minha mente. A propósito, sua fotografia é em preto e branco e para os leigos que marcaram na prova que ele era um bom fotógrafo porque utiliza de equipamentos com tecnologia de ponta erraram feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário