quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Paul Jackson Pollock

          Pollock viveu pouco mas deixou muita arte para as gerações que ainda viriam. O artista que nunca saira do seu país de origem, nasceu em 28 de janeiro de 1912 e morreu em 11 de agosto de 1956 em uma acidente de carro.
          Americano, o pintor foi um referencial de artista que ficou reconhecido por desenvolver um técnica de pintura (bom, ela foi criada por Max Ernst na verdade) da qual utilizava na maioria de suas obras. Ela era bem simples, pois, o pintor apenas derramava em suas telas o maior número possivel de gotas de tinta sem preocupação com a uniformidade, e a deixava escorrer até a secagem completa.
          Pollock gostava de pintar seus quadros sem a utilização de matériais tradicionais (morte ao clichê), no entando usava artificios como palitos, espátulas, vidros quebrados, alem de usar a técnica do impasto com areia e outros materiais não convencionais. O artista expressava sua arte abstrata e expressionista sempre pingando gotas em suas telas que ficavam expostas em superficies planas, sentindo-se assim como parte integrande da obra entrando integralmente em uma outra dimensão.
          Algumas de suas frases conhecidas mundialmente mostravam sua personalidade:
           -"Quando estou em minha pintura, não ligo para o que estou fazendo".
           -"Minhas pinturas são são providas de um cavalete".
          -"No chão eu consigo fazer o quadro com mais facilidade, eu me sinto mais próximo, uma parte da pintura, desde que essa maneira me facilite andar ao redor da tela trabalhando pelos quadro lados, eu literalmente estou pintando."
          Suas obras eram monumentais, alem disso, o abstrativismo era seu alvo, sua inspiração. Pollock viveu pouco mas deixou muita arte para as gerações que ainda viriam.


 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário