sábado, 7 de novembro de 2009

Information is inspiration, conected like an "Le Fil"... i mean, wire.

          Pensando em escrever um pouco sobre a música, seus efeitos nas pessoas, suas variáveis, seus estilos e sua irmandade com a historiografia mundial, refleti sobre o quanto ela está presente na minha vida e como ela me influencia tanto personaliticamente e socialmente, estando em bons e não tão bons momentos assim da minha trajetória linear vital, o que já era fato porem até então não refletido por meu ser.
          Levada a questões de debates psicológicos, sociológicos e artísticos me deparo com uma frase tão forte que em décadas passadas foi dita pelo pensador Nietzsche: "A vida sem música seria um erro". Completo a frase dizendo que a vida sem as artes no geral, abrangendo todos os movimentos vistos e vividos até hoje, seria um erro.
          Acordo, sento, tomo meu café, escovo meus dentes e sinto um anseio de flutuar em uma sonoridade , sonoridade essa que une a soul music, o blues e que possua um toque de psicodelia, algo charmoso e clássico, mas que em discórdia apresente traços pós-modernos. Ligo então meu cérebro externo que apesar de não possuir uma faculdade grande (120GB), tem a clemência de arquivar minhas muitas músicas e documentos em geral e coloco meus fones para mais uma vez ouvir o que a voz humana e alguns instrumentos são capazes de me registrar --- Clama então a sonoridade de Shuggie Otis, o multi-instrumentista americano nascido na California que hoje possui 55 anos, um belo negro que em sua juventude era habituado a usar um cabelo estilo black power e representar o movimento hippie contra cultural com suas inovações musicais e seu semblante. O álbum que vos apresento é Inspiration Information lançado em julho de 2004.
          Isto apenas precedeu a minha icônia e adjacente escolha musical do dia, a cantora Camille Dalmais, uma belíssima figura francesa que com sua expressão e musicalidade me encantou a primeira vista. Considerando a melhor (que audácia), representante viva da música francesa, apenas Camille, como é mais conhecida, utiliza elementos da bossa nova que quando ouço logo em Francês, tenho uma ótima sensação e penso que se o estilo tinha sua perfeição cantada em português pelos grandes nomes que fizeram a história desde a década de 50, mudo minha opinião baseada apenas na voz da jovem cantora, e afirmo que a bossa nasceu para ser cantada em Francês. Camille, Camille, Camille, com sua beleza felliniana e sua doce voz de criança, uma vez disse por telefone para um jornalista brasileiro em uma entrevista, que havia começado a cantar melodias mas pensou que poderia fazer algo além, algo mais primário, algo mais vanguardista, e conseguiu, pois a meu ver, seu segundo cd, "Le Fil" lançado em 2005 apresenta a harmonia de sua voz em sons instrumentais de significado e sentimento único.
          Após toda minha expedição, me desligo das sonoridades e volto ao meu momento de reflexão e penso comigo mesmo que a música, seja qual ela for, me proporciona um sentimento único, um sentimento especial, um sentimento.

Camille Dalmais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário