sábado, 28 de novembro de 2009

DVD's: Akira Kurosawa. Brasil vs. USA

          Como eu adquiri o Box de DVDs deste famoso diretor japonês, eu gostaria de comentar um pouco como estamos servidos e como estão os americanos.
          Vamos começar com classe. Dia 8 de dezembro começa a ser vendido na gringa um Box com 25(Vinte e cinco), precisos 25, filmes do Akira Kurosawa (que eu saiba existe 31). Entende-se que até hoje a nivel mundial, nunca haviam lançado um mega Box desse.
          Os DVDs vem nos famosos digipacks individuais padronizados. Todos os filmes foram remasterizados pela grandiosa Criterion, e a caixa já pode ser adquirida no site do amazon por um preço promocional de lançamento. Eu não sei nada sobre os extras dos filmes e alem disso para a tristeza dos fãs brasileiros esta edição não possui legenda em português. Preço? $284,99 (veja você mesmo clicando aqui).

          Outra belezura lançada na terra do tio Sam é essa edição de 3 filmes limitada numerada  individualmente criada pelo estudio Wellspring. Este Box vem com os filmes: Ran, Madadayo e o disco Kurosawa, especial sobre a vida e as obras do diretor. Comparada com a edição anterior, esta acaba se tornando cara e também não possui legendas em português. Seu valor é $125 (veja você mesmo clicando aqui).
 
          Agora em nível de Brasil, a menos de um mês a Europa lançou um Box com 5 filmes do Kurosawa que pode ser encontrado na Videolar por R$ 90 (veja você mesmo clicando aqui). Digamos que os filmes são os mesmos fabricados pela Criterion, muito bem remasterizados. São os filmes do Box: Cão Danado, Céu e Inferno, Depois da Chuva, Sanjuro e Os Sete Samurais. Eles não possuem NENHUM extra, apenas uma versão em MP4 para dispositivos móveis.
          Os DVD's vem em 2 bandejas digiduplo e 1 em digipack tradicional. Sua fabricação ficou por conta da Rigesa e a impressão dos discos, que por sinal é muito boa, foi feita pela replicadora Videolar. Só para constar, no site da Videolar na data da pré-venda deste box, por um provável bug podia-se comprar ele pelo preço de R$ 30. Agora não venha me dizer que eu não informei antes, pois eu informei sobre esta façanha a grande parte dos meus amigos cinéfilos que gostam de gastar com isto.



          Agora falando um pouco sobre a VTO Continental e seus preços sobre os seus DVDs eu posso afirmar que além da imagem não ser grande coisa e não haver nenhum extra, os preços cobrados em cima dos discos são absurdamente caros. Os valores das mídias avulsas pela empresa variam entre R$ 34 a R$ 45 (não clique aqui para não fazer a besteira de comprar). Alem dos avulsos, existe também a possibilidade de adquirir os Boxes triplos por valores médios de R$ 116. Convenhamos que estejamos quase no auge do Blu-Ray, não existe a menor chance de pessoas normais e inteligentes pagarem estes valores nos DVDs com qualidade inferior aos americanos. Como tenho um repulsa pela Continental e suas péssimas apresentações e qualidade, faço questão de não divulgar nada.
          Alem dessas produtoras, a Warner possui os direitos do DVD "Sonhos", que pode ser encontrado nas lojas por até R$ 20. A Spectra Nova também tem a posse de um de seus filmes, o famoso "Rapsódia em Agosto" e pode ser encontrado por belos R$ 12,90. Sobre a qualidade desses filmes, posso afirmar que são muito boas alem dos valores serem ótimos. Palmas para a Spectra Nova que nos apresenta bons filmes por preços que tem a cara da nossa realidade.

Obs: Eu não sou o Jotacê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário