domingo, 22 de novembro de 2009

BAUHAUS em tópicos. 1919-1933

- Bauhaus entre 1919 à 1933 foi uma escola de arquitetura expressionista alemã que marcou o inicio do modernismo.
- Antes mesmo de ter uma identidade própria, o instituto utilizou varias formas artisticas como inspiração, dentre elas, vemos como fortes influências a Art Nouveau, o Dadaismo, o Expressionismo e o Futurismo.
- Os primeiros artistas surgiram em toques singelos, Lyonel Feininger por exemplo, criou uma xilogravura de uma catedral para o manifesto da Bauhaus em seus primórdios.
- A Bauhaus tambem ficou conhecida como "A Reforma Vanguarda", onde uma das primeiras escolas de artes tentam se erguer em uma Alemanha que sentia o fracasso do pós-guerra, onde as industrias ainda estavam em colapso e a recém implantada república de Weimar que tinha uma forma parlamentarista democrática começava a se recompor da derrota na batalha.

- Walter Gropius foi então nomeado para coordenar e criar uma forma para a escola de artes. A partir desde ponto então, Walter cria um curso preliminar obrigatório de um semestre que apresentava os alunos promissores na área.Johannes Itten coordenava este curso, porem em 1923 após a guerra de poder ele acabou deixando de lecionar na escola. Josef Albers via este curso apenas como um treino criativo. O curso foi abolido anos depois devido as exigências dos alunos comunistas.
- Miles van der Roche que até então não fazia parte da escola, entrou para o grupo e introduziu a criação dos exames que até então não existiam. Foi apartir desta mesma época, com sua entrada, que as oficinas começaram a conter diplomas, que mesmo sem apresentar notas dos alunos, contiam um histórico das atividades realizadas pelos mesmos.
- O ensino a principio, era voltado básicamente para a arquitetura e o designer, porem após alguns anos, introduziram a outros cursos, que em sua época eram chamados de oficinas. Destaca-se entre eles, a criação dos curso de publicidade, fotografia, artes e artes de palco, que após alguns anos formaram profissionais de extrema importancia para o contexto da época.
- Ao traçar um carater para o nome Bauhaus, Gropius achava importante o uso apenas de cores e formas primárias e os cursos não continham muita história, que no caso não era totalmente proibida, já que haviam livros referentes ao assunto na Biblioteca.
- Outro ponto curioso foi que, Gropius traçou uma linha para os cursos, pelo fato de que eram escolhidos em sua grande maioria candidatos do sexo masculino, colocando as mulheres nos curso de tecelagem.
- Nesta mesma época, surge um movimento em torno da recém surgida revista De Stjil, que em seu ponto inicial focava arquitetura e as artes plásticas. O movimento teve fortes contribuições de artistas da Bauhaus que traçaram o estilo da revista. O movimento espelhou fortemente na vanguarda neoplasticista e o dadaista. Piet Zwart, Theo van Doesburg, Gerrit Thomas Rietveld, Piet Mondrian foram o que podemos dizer hoje, fundadores da revista/movimento.
- A partir dessa nova fase então, com a reformulação da escola, vemos nela um novo olhar, um olhar principalmente expressionista e construtivista alemão.
- Ainda em Weimar, então, Georg Muche e Adolf Meyer criam um modelo de casa com inspiração na escola. A casa teve uma criação com objetos que ainda não faziam parte das criações da Bauhaus, e sua cozinha teria sido a primeira cozinha com traços modernos da Alemanha. Gropius, que ainda era o diretor, em um ato de expansão do imobiliário, criou um filme do mesmo.
- A casa criada no ano de 1923 foi chamada de Haus am Horn.
- Nesta mesma época Walter Gropius já havia criado uma forma anti-academica, elitista e totalmente vanguardista para a escola de artes. Traçando esta linha de ensinamento então, Gropius acabou manifestando um radical artístico para a personalidade das pessoas que ali estudavam.
- Surge então, o aluno e posteriormente professor da Bauhaus, Herbert Bayer. O austríaco ficou mundialmente conhecido por trabalhar nas áreas da arquitetura e designer.
- Marc Chacall foi outro grande artista convidado por Gropius para dar aulas na escola de artes.
- Uma grande curiosidade sobre a criação e venda dos produtos criados na escola foi que,  dentre eles, o mais vendidos na Alemanha eram os papeis de paredes, que eram fabricados nas oficinas da escola.
- Após uma alteração nos quadros apresentados pelo governo, no ano de 1925 a Bauhaus e forçada a se mudar para a cidade de Dessau. Nesta fase, o governo alemão era esquerdista e a escola não sofria nenhum tipo de perseguição.
- Em 1928, já em seu novo prédio, Gropius que havia feito um grande renome internacionalmente anuncia a saida da escola, causando espanto ao corpo docente e aos alunos. Ele se explicou dizendo que gostaria de dedicar mais tempo a sua arquitetura.
- O novo diretor, Hannes Meyer, teve problemas em manter as caracteristicas da escola, e após se estabelecer completamente escolhe o funcionalismo como a ideologia-mestre.
- Meyer dirigiu a Bauhaus entre os anos de 1928 até 1930 e durante esses anos ele não conseguiu transmitir o que realmente deveria ser transmitido. Nesta época a escola ainda era conhecida pelas medidas autoritárias e elitistas de Walter.
- A nova escola tinha um designer não tão expressivo como a primeira. A Bauhaus de Weimar era caracterizada pelos dois predios em forma de L que se cruzavam. Seu designer arrojado e sua estrutura em vrido refletia as caracteristicas que a escola propos naquela fase. Porem, quando o instituto migrou para Dessau e iniciaram cursos da nova escola sindicalista, nome que era dado a ela, sua estrutura ficou conhecida como "Escolas nos Bosques".
- Neste período da criação da escola sindicalista, os cursos tinha a duração de apenas quatro semanas e haviam matérias um pouco diferente, um exemplo foram os exercícios técnicos funcionalistas que cálculavam o ângulo do sol e suas possiveis incidencias.
- Outra característica da nova escola de Meyer era a abolição do elitismo criado por Walter. Adotando esta politica, Meyer aumentou o número de alunos de 140 para 200. Para se ter uma idéia, a nova escola de arquitetura que tambem funcionava no prédio da Bauhaus, tinha um número médio de 1400 alunos. A Bauhaus além de não querer aumentar seu número, não podia, pois tinham um problema de terem apenas um pequeno espaço do edifício.
- Na época em que Walter tomava conta da Bauhaus, ele acreditava que ele conseguia monitorar todos os alunos, vendo seus trabalhos e os selecionando para a escola. Portanto seu método de aceitar um número máximo de 150 pessoas na escola na qual ele praticamente escolhia a dedo e as monitorava durante todo o trajeto foi muito mais aceitavel do que a nova tentativa de Meyer.
- Hannes Mayer acabou fracassando em termos humanos e ficou menos de dois anos e meio. Os alunos acreditavam que ele causava uma impressão ruin e não conseguia se expressar como o antigo coordenador.
- Surge então entre os ultimos anos da escola, 1930 à 1933, um novo diretor, Mies van der Roche.
- O novo diretor se caracterizava por ser formalista, racionalista além de distante e autoritário. Sua escolha foi devido ao fato de ele ser um arquiteto proeminente da república de Weimar.
- Mies não se conformava com o fato do movimento classificado como Nova Arquitetura rejeitar a história.
- Ludwig Mies propunha uma visão clara, objetiva, racionalista e simples para com seus alunos e suas obras.
- Em 1932 ocorre então, uma nova mudança para Berlim devido principalmente a perseguição do recém fundado governo nazista.
- Por ordem do governo de Hitler então, em 1933, a Bauhaus fecha suas portas.
- Bauhaus teve uma grande expressão nas obras arquitetonicas e artisticas do ocidente europeu e posteriormente americano.
- Hoje, ficou então, apenas o "Estilo Bauhaus", expresso nas artes, designer e arquitetura da pós-modernidade.
- Apesar das críticas, que surgem até os dias de hoje, Walter Gropius tornou a Bauhaus lendária, refletida nos meios de comunicação. Gropius torna-se então iconográfico e a Bauhaus torna-se uma forte influência para os novos artistas e arquitetos.

Texto: André Nascimento.
Fonte primária de pesquisa: Livro: Bauhaus 1919-1933 por Magdalena Droste, 96 páginas.

Marcel Breuer (1902-1981), o famoso arquiteto criador das cadeiras de aço tubular, norte-americano de origem húngara, fez parte dos primeiros alunos da Bauhaus. Suas obras são quase imprescindíveis em lojas de imobiliário.

 
 
 
 
 

A Haus am Horn, um protótipo de casa unifamiliar ideal. Segundo Erich Mendelsohn, a criação não estava ao pontencial da Bauhaus.



 
 

 O manifesto e sua capa, criação de Lyonel Feininger.



O imobiliário simples e funcionalista de Mies van der Roche. Ultrapassando décadas, se mantem até os dias atuais como produto elitista.



 

Entrada do prédio da Bauhaus em Weimar.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário