sábado, 14 de novembro de 2009

Diretores: Cameron Crowe


          Nasceu em 57, em Palm Springs, Califórnia.
          Começou cedo, aos 15, sendo crítico musical de revistas como Rolling Stone. Para lê-las, acesse seu site oficial e tirem suas conclusões. Cameron Crowe entrevistou bandas de renome nas décadas passadas. Tais como Led Zeppeling, Pearl Jam, David Bowie, Deep Purple, alem de grandes astros do cinema, que posteriormente fizeram parte de seus filmes.
          De seus seis filmes, destaco"Quase Famosos", ganhador do BAFTA e do Oscar de melhor roteiro original no ano de 2000, onde seu roteiro se une a jovialidade da atris Kate Hudson e a ingenuidade de Patrick Fugit.
          Seus filmes se auto definem por apresentar um bom sentimento  romântico adolescente(clichê), tons de comédia e drama, temas autobiográficos, uso do rock americano. Todas as vezes ele convida estrelas de cinema para estarem participando de seus filmes.
         Dentre esses atores famosos, cito Tom Cruise que participou de dois dos seus seis filmes. Um deles foi Jerry Maguire, que em 97 concorreu ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Obviamente, concorrendo com Fargo dos irmãos Coen, seria um tanto quanto impossível ganhar nesta categoria. Entretanto, o ator Cuba Gooding Jr. que fez parte do filme como ator coadjuvante acabou levando a estatueta para casa.
          Seu grande erro foi(os outros tambem não foram pequenos), no ano de 2001, fazer um remake do filme de 1997, "Abre los Ojos",  do diretor espanhol Alejandro Amenábar. O que se passava na cabeça do diretor quanto fez isto? Penélope Cruz que havia feito o primeiro filme acabou atuando no segundo, no mesmo papel. Se eu pudesse entrevista-lo logo esta seria a minha primeira pergunta. A filmagem original foi um sucesso de crítica, logo imagino, queria Crowe apenas americanizar o grande sucesso espanhol? Freud explica?
          Seus dois primeiros filmes foram: "Digam o que Quiserem" de 1989 e "Vida de Solteiro" de 1992. Até então seu ultimo filme é "Tudo Acontece em Elizabethtown" do ano de 2005 (três clichês do gênero).
          Crowe é patriota e talvez seja esse, o único motivo dele fazer parte das listas dos grandes diretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário